AGENDA DO PARQUE – 24/8 | Conheça o antigo sistema de permuta do Butantan, crie cartazes e converse com educadores do Museu Biológico
Você já imaginou como funcionava a captura de serpentes no passado? No sábado (24/8), o Parque da Ciência promove a atividade “A Caixa e o Laço”, que exibe réplicas de materiais desenvolvidos pelo Butantan até os anos 1990. A programação do dia também terá uma oficina de cartazes e um bate-papo com educadores do Museu Biológico.
A Caixa e o Laço
Historicamente, o Butantan é conhecido pelo seu trabalho com serpentes e desenvolvimento de soros antiofídicos. O objetivo desta atividade é apresentar ao público réplicas de materiais desenvolvidos no sistema de permuta, que tinha como foco trocar serpentes capturadas vivas em áreas rurais por soros, agulhas e seringas para o tratamento de acidentes ofídicos. Vale lembrar que o Butantan não promove mais essa permuta, que funcionou até 1990.
A atividade é uma oportunidade para conscientizar o público sobre a preservação das espécies e a segurança do manejo animal.
Data: sábado (24/8)
Horário: 14h30
Local: Museu Histórico – Espaço Terra Firme
Inscrições: não é necessário se inscrever para esta atividade.
Oficina de cartazes: Dia da Infância e Dia do Folclore
Em homenagem ao Dia do Folclore, celebrado em 22/8, e ao Dia da Infância, lembrado sempre em 24/8, o Museu da Vacina promove uma atividade para ensinar a fabricar cartazes. A equipe educativa também falará sobre a importância da vacinação infantil, as doenças que atingem crianças e adolescentes e a prevenção pela imunização. Também serão apresentados algumas figuras folclóricas aos participantes.
Data: sábado (24/8)
Horário: às 10h e às 14h
Local: Museu da Vacina
Vagas: 20 pessoas (rotativo)
Inscrições: não é necessário se inscrever para esta atividade.
Viscoso, mas gostoso!
Nesta atividade, os participantes serão convidados a conhecer de perto a alimentação dos animais do Museu Biológico, como as serpentes, por meio de jogos interativos, e terão uma conversa pra lá de interessante com os educadores do espaço. A atividade é livre para todos os públicos, em especial crianças e jovens.
Data: sábado (24/8)
Horário: 11h
Local: Miniauditório do Museu Biológico
Vagas: 25
Inscrições: na recepção do Museu Biológico, a partir das 10h30